O estudo não afasta as pessoas de Deus, o que afasta é a cegueira e a rebeldia contra Deus. O estudo sério, dedicado e comprometido com a verdade, aproxima a pessoa de Deus. Existe um equilíbrio natural entre fé e conhecimento (um complementa o outro), caso isto não ocorra, haverá um desequilíbrio.
Paulo escreve em Romanos 12:2 Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. E em Filipenses 4:8: "Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas."
Todos os exercícios espirituais visam a nossa transformação e crescimento, mas o estudo é o meio, o exercício, pela qual experimentamos as maiores mudanças. Uma pessoa que não pratica este exercício, é uma pessoa que permanece estagnada; vai ano entra ano, ela permanece a mesma em suas ideias, em seus pensamentos, em sua religiosidade e em suas atitudes. Muitos cristãos, até mesmo os mais fervorosos e dedicados, permanecem estagnados e presos à conceitos errados sobre Deus, porque não se dedicam ao estudo.
Há quatro passos importantes para um estudo eficaz:
Um deles é a repetição: embora atualmente tenha uma conotação negativa por causa da chamada lavagem cerebral, é inegável a sua eficácia no aprendizado; Uma pessoa se torna habilidosa na medida que repete algo (um cirurgião não se torna especialista depois da primeira cirurgia).
O segundo passo importante para o estudo, é a concentração: se além de repetir um conteúdo, conseguirmos nos concentrar nele, o aprendizado será muito maior. Nosso cérebro armazena, praticamente tudo o que passa pelos cinco sentidos, é muita informação. Agora imagina se conseguirmos nos concentrar naquilo que estivermos estudando.
O terceiro passo é a compreensão: além de repetir, se concentrar, precisamos compreender o que estamos estudando. Compreender, vai além de memorizar ou saber, compreendemos, quando o conteúdo passa a fazer sentido e se torna algo natural para nós.
O quarto passo no estudo é a Reflexão: É ficar ruminando, pensando naquilo que aprendemos e conseguir ampliar a discussão em torno do que aprendemos.
Tudo isto, quando feito para louvor, honra e glória de Deus, nos aproxima de Deus e nos fortalece na comunhão com Deus.
Deus abençoe a todos e bons estudos!
Seja bem -vindo a nossa comunidade, em breve você receberá nossos conteúdos por e-mail.
Feito com
❤︎
e-connomy
; )